
Letramento SocioAmbiental
Revista interdisciplinar das áreas de Educação, Ambiente, Ciências Humanas e Sociais editada por PAROLE SOCIOAMBIENTAL.
ISSN: 2965-5005

A Revista Letramento SocioAmbiental convida integrantes de comunidades indígenas, ativistas socioambientais, pesquisadoras(es) e educadoras(es) a submeterem artigos para o dossiê temático territórios do bem viver: pertenças, culturas e resistências. Buscamos contribuições que dialoguem com os saberes ancestrais, a luta pela terra, a colonialidade do direito, a educação indígena e as diversas formas de resistência cultural e espiritual dos povos originários. Nosso objetivo é reunir reflexões pautadas pela alteridade e pela interdisciplinaridade, que fortaleçam o reconhecimento dos territórios indígenas e das cosmovisões que sustentam modos de vida em harmonia com a natureza. Encorajamos abordagens teóricas, relatos de experiência pedagógicas e de pesquisas que ampliem o debate sobre memória, identidade e direitos socioambientais.
• Bem viver e Direitos da natureza – A cosmovisão indígena sobre o equilíbrio entre sociedade e meio ambiente, inspirada no conceito andino de “bem viver” (sumak kawsay).
• Educação indígena e preservação cultural – A importância da educação diferenciada para os povos indígenas na manutenção de suas línguas, culturas e direitos territoriais.
• Espiritualidade e relação com a Terra – Os significados de conceitos indígenas como teko porã (modo de vida bom) e sua relação com a espiritualidade e o território.
• Conflitos territoriais e colonialidade do Direito – O impacto do colonialismo jurídico nos direitos indígenas e a luta por reconhecimento e permanência nos territórios tradicionais.
• Resistência e identidade indígena – As formas como comunidades indígenas enfrentam processos de apagamento cultural e reafirmam sua identidade ancestral.
• Povos originários transfronteiriços e a luta por território – Os desafios enfrentados por povos como os Chiquitano e os Maya, que vivem em diferentes países e enfrentam dificuldades na demarcação territorial.
• Memória, ancestralidade e retorno ao território – A importância do retorno às terras tradicionais como forma de reconstrução identitária e fortalecimento das comunidades.
25/11/2025: Resumo de até 250 palavras com: título; 5 palavras-chave; minibios e números Orcid dos autores.
30/01/2026: Texto completo, entre doze e vinte páginas.
30/04/2026: Versão final editada.
05/06/2026: Publicação online.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.